Inserido no exercício organizado anualmente pela Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil, realizou-se no Agrupamento de Escolas de S. João da Pesqueira, uma atividade alusiva ao tema.
Após enquadramento do assunto pela Coordenadora da Proteção Civil do Agrupamento, Professora Cristina Ramos, seguiu-se uma comunicação do Presidente da Proteção Civil de Viseu, Miguel Ângelo, na qual o orador partilhou conhecimentos e sensibilizou os alunos para o assunto, procurando ainda esclarecer dúvidas e questões que estes lhe colocaram. A atividade contou com a colaboração do colega, Professor Jorge Rocha. Esteve também presente a Diretora do Agrupamento, Dra. Agostinha Veiga.
Esta atividade visava fundamentalmente a partilha de conhecimentos e informações sobre o assunto, bem como e principalmente, a sensibilização dos presentes para a adoção de comportamentos defensivos em caso de catástrofe.
Baixar, proteger e aguardar, são os três passos a adotar em caso de catástrofe, que foram exercitados pelos alunos na parte final, tendo-se atingido com a realização desta atividade, os objetivos de sensibilização pretendidos.