Projeto AFC – 11.º B
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A partir do segundo período, a propósito da leitura e análise da obra Os Maias, de Eça de Queirós, os alunos do 11ºB realizaram um trabalho de Autonomia e Flexibilidade Curricular, envolvendo as disciplinas de Português, Literatura Portuguesa e Geografia, que consistiu na concretização de um roteiro dos espaços descritos no capítulo VIII da obra mencionada. Neste capítulo, Carlos convida o maestro Cruges para um passeio pela vila de Sintra, na esperança de aí encontrar Maria Eduarda. Este roteiro pretende recriar esse passeio, através da descrição dos vários locais por onde as personagens passaram, enriquecido com fotografias tiradas pelos alunos, in loco, que realizaram esse percurso.
Desejamos uma boa viagem!
X GALA DESPORTIVA
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O grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira organizou a X Gala Desportiva, que pretendeu premiar os alunos que ao longo do ano se destacaram ao nível das várias modalidades desportivas.
O evento destacou-se mais uma vez pela forte adesão de alunos, encarregados de educação e convidados, que abrilhantaram e enalteceram a prática desportiva, culminando com o encerramento do ano escolar.
Projeto AFC – 10.º B
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No âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), da turma 10.ºB, os alunos realizaram um trabalho inter e multidisciplinar recorrendo às Aprendizagens Essenciais de várias disciplinas: História A, Geografia A, Literatura Portuguesa, Inglês, Português e Educação Física.
Ao longo do ano letivo realizaram duas saídas de campo: uma ao Museu do Vinho de São João da Pesqueira e outra à Quinta da Roêda (Pinhão) e Ferradosa; tiveram ainda a oportunidade de planear e organizar uma visita de estudo ao Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota e ao Mosteiro da Batalha, também conhecido como Mosteiro de Santa Maria da Vitória, que integra os conteúdos programáticos de 10.ºano.
É hora de partilhar com a comunidade educativa o roteiro digital (Google Earth) realizado em contexto de sala de aula e uma apresentação recorrendo à aplicação Sway, que recorda a visita de estudo que permitiu in loco aprofundar conhecimentos.
(Clicar nas imagens)
Projeto AFC – 9.º ano
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Projeto AFC – Turmas: 9ºA, 9ºB e 9ºC
Ano Letivo 2022/2023
Os alunos de 9º ano foram desafiados a realizar um trabalho interdisciplinar dedicado à vida e obra de Eça de Queirós e acerca do período histórico do Holocausto. Hoje apresentamos em vídeo o roteiro digital que foi realizado com recurso à plataforma Google Earth:
--> https://earth.google.com/earth/d/1zJGqzf5xutD4S0HqJr-kMyTbyfnj3t08?usp=sharing.
Informação - Matrículas
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1. A RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA SEM TRANSFERÊNCIA DE ESCOLA É AUTOMÁTICA
- A renovação de matrícula aplica-se aos alunos que transitam para o 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade quando:
- não há transferência de escola;
- não é alterado o encarregado de educação;
- não é alterado o curso;
- não há necessidade de escolher disciplinas.
O facto de existirem renovações automáticas não exonera os encarregados de educação e os alunos, quando maiores, da obrigação de manter os dados pessoais atualizados. Portanto, não se esqueça de atualizar os seus dados pessoais ou do seu educando, se tiverem sofrido alteração depois da última renovação de matrícula.
2. QUANDO DEVE SER USADO O PORTAL DAS MATRÍCULAS
O Portal das Matrículas “portaldasmatriculas.edu.gov.pt”, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal, deve ser usado para:
- matrícula, pela primeira vez, no pré Escolar e no 1.º ano;
- renovar matrícula, na transição para os, 7.º, 10.º e 12.º anos;
- renovar matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:
- alteração de encarregado de educação;
- mudança de curso ou de percurso formativo;
- escolha de disciplinas.
3. Antes de iniciar a matrícula, no Portal das Matrículas, garanta que tem consigo:
- O seu documento de identificação;
- O documento de identificação do seu educando;
- Uma fotografia em formato digital do seu educando;
- O seu NIF (Número de Identificação Fiscal) e o do seu educando;
- O seu NISS (Número de Identificação da Segurança Social) e o do seu educando;
- O número de utente do Serviço Nacional de Saúde, do seu educando;
- O comprovativo da morada do agregado familiar, caso necessário;
- O comprovativo da morada da atividade profissional, caso necessário.
APOIO PARA A RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA
Nos casos em que não consiga aceder ou se verifique a impossibilidade de aceder ao Portal das Matrículas (por não possuir meios informáticos e/ou não conseguir autonomamente proceder ao registo), o encarregado de educação deve dirigir-se pessoalmente à secretaria do Agrupamento, ou solicitar esclarecimentos através do telefone (254489130). Nestes casos, o Encarregado de Educação deve ser portador da documentação necessária e deverá preencher, assinar e devolver aos serviços administrativos escolares uma Declaração de Consentimento para Recolha e Tratamento de Dados Pessoais para que estes possam efetuar o registo do pedido de matrícula/renovação no - Portal Das Matrículas
Alimentação Saudável Sem Desperdício
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Integrado nos planos de ação do Eco-escolas e do PES, decorreu no passado dia 1 de junho na escola sede do agrupamento o Workshop “Aprender com o Nutricionista – Alimentação saudável sem desperdício”.
Marcaram esta atividade três momentos distintos. Tendo-se iniciado com a realização de uma palestra conduzida pelo nutricionista Dr. David Pinto, o qual fez referência à importância dos vários alimentos para uma alimentação saudável, dando especial ênfase ao pequeno-almoço, por vezes menosprezado pela maioria dos presentes.
De seguida, num exercício sensorial, lúdico e divertido, procedeu-se a uma prova cega de alimentos, na qual, os participantes de olhos vendados tentavam adivinhar os alimentos que lhes eram dados a degustar.
Por fim, num momento muito apreciado, foi proporcionado por uma equipa de professoras e assistentes operacionais um lanche convívio, apelativo a uma alimentação saudável, constituído por frutas diversas, panquecas e sumos naturais, os quais face à grande diversidade transformaram as mesas numa paleta de cor e intensa de sabor.
Auscultados os participantes, os mesmos manifestaram grande interesse e entusiasmo pela conjugação de sabores experienciados, não tendo restado qualquer sobra ou desperdício.
Reconhecido por todos o sucesso da atividade, importa salientar os contributos manifestados pela Direção da escola, um agradecimento muito especial às professoras e assistentes operacionais envolvidos, não esquecendo o apoio do Município, que na pessoa do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Manuel Cordeiro, não se poupou a esforços, realizando as diligências necessárias, proporcionando todos recursos para a boa realização do projeto.
(Clicar na imagem para visualização das fotos)
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