No dia 5 de novembro, nas salas de aula do nosso Agrupamento tornaram-se o cenário de um importante exercício de simulação de emergência, no âmbito do exercício público "A Terra Treme". Este evento teve como objetivo promover a consciencialização sobre a segurança em situações de sismo e melhorar a preparação dos alunos e professores para possíveis emergências. Alunos e professores participaram ativamente, colocando em prática as diretrizes de segurança sobre como reagir corretamente em caso de um tremor de terra: "Baixar, Proteger e Aguardar".

O exercício “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, teve forte participação, evidenciando o compromisso com a formação de cidadãos mais responsáveis e preparados.


 

 

(Clicar na imagem)

Perceber para ajudar

 

Os jovens do Clube de Proteção Civil dão os primeiros passos para perceberem um pouco da engrenagem que se encontra, aquando da realização de uma operação de desencarceramento. Utilizaram parte do equipamento que apetrecha o VSAT.

Iniciativa promovida pela ANPEC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil à qual aderiu o Clube de Proteção Civil, mobilizando todo o Agrupamento a responder ao toque de emergência que ocorreu às 11h09m. Alunos e professores foram convidados a executar os 3 gestos que podem salvar: Baixar, Proteger e Aguardar. O Concelho de São João da Pesqueira, apesar de não se encontrar numa zona de alto risco, apresenta imensas falhas tectónicas de pouca relevância, mas encontra-se entre 2 falhas ativas, designadamente a Falha da Vilariça e a Falha de Verin – Chaves, Vila Real – Régua – (…)

Foi mais uma atividade que se realizou com imenso sucesso.