No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, em articulação com o PES e o ECO-ESCOLAS, no dia 17 de novembro, os alunos de 6º e 9º anos, comemoraram o Dia Mundial do Não Fumador. Realizaram atividades experimentais e elaboraram cartazes com o objetivo de sensibilizar a comunidade Escolar para o Tema.  

Fumar é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Todos os anos morrem cerca de 7 milhões de pessoas devido ao tabaco.  Este ato não afeta apenas o fumador, já que 1,4 milhões de pessoas morrem todos os anos pelo chamado “fumo passivo”. 

Por outro lado, o impacto ambiental do tabaco no nosso planeta é enorme. Segundo a OMS, são cortadas cerca de 600 mil árvores para a produção do tabaco; 84 milhões de toneladas de emissão de C02 e 22 mil milhões de toneladas de água.

Assim, deixar de fumar é seguramente uma das melhores coisas que podemos fazer pela nossa saúde, não só porque prevenimos certas doenças, como também melhoramos a nossa qualidade de vida.

Muitos parabéns aos professores e alunos pelo trabalho desenvolvido, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos ambientais.

A atribuição deste Galardão reflete as práticas desenvolvidas pelo Agrupamento no âmbito da sustentabilidade, promovendo a mudança de comportamentos nos alunos e na comunidade.

Este Programa educativo internacional é promovido pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE) cuja secção portuguesa é a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e tem o apoio de vários parceiros que colaboram em financiamentos específicos de diferentes atividades, nomeadamente os concursos.


 

Ocorreu no dia 13 de dezembro a reunião do Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos, professores, funcionários, pais e município). 

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE.

Houve partilha e sugestões de ações de trabalho de qualidade a desenvolver pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
 
         
 

CONCURSO "REIS DA RECICLAGEM"

 

Regulamento --> consultar aqui...

Ficha de Inscrição --> consultar aqui...