25 de Abril de 1974

 Exposição de trabalhos diversos e guarda-chuvas decorados (7º, 8º, 9º anos e turma 10ºB) realizados nas disciplinas de História e Geografia

A revolução do 25 de abril foi uma ação militar de mudança do regime político em Portugal, restauradora da liberdade política e que contribuiu para o fim de uma guerra que se arrastava no tempo: a guerra colonial.

Foi um processo revolucionário complexo que percorreu altos e baixos. O povo português teve de se adaptar ao mundo novo da liberdade e da democracia e das suas inerentes implicações, como foram a formação dos partidos políticos, a constituição e consolidação das instituições democráticas, a descolonização, as eleições livres, as lutas dos trabalhadores pelos seus direitos e a busca dum modelo de sociedade, mais justa, mais inclusiva e mais humana, para todos os portugueses, constitucionalmente definida ainda hoje, como sendo “uma sociedade a caminho do socialismo”.

O Estado Novo, personificado na figura de Salazar, foi o período da vida política portuguesa situado entre 1933 (ano da publicação da Constituição que o institucionalizou, a chamada Constituição de 1933) e 1974 (quando a Revolução de 25 de Abril o derrubou, através do Movimento das Forças Armadas).

A população acolheu com entusiasmo os jovens militares, distribuindo-lhes cravos vermelhos que eles se apressaram a colocar nas armas, fazendo ver que, na História de Portugal, a repressão e a violência davam lugar a um tempo que se queria de paz, de liberdade e de esperança no futuro.