No âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), da turma 10.ºB, os alunos realizaram um trabalho inter e multidisciplinar recorrendo às Aprendizagens Essenciais de várias disciplinas: História A, Geografia A, Literatura Portuguesa, Inglês, Português e Educação Física. 

Ao longo do ano letivo realizaram duas saídas de campo: uma ao Museu do Vinho de São João da Pesqueira e outra à Quinta da Roêda (Pinhão) e Ferradosa; tiveram ainda a oportunidade de planear e organizar uma visita de estudo ao Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota e ao Mosteiro da Batalha, também conhecido como Mosteiro de Santa Maria da Vitória, que integra os conteúdos programáticos de 10.ºano. 

É hora de partilhar com a comunidade educativa o roteiro digital (Google Earth) realizado em contexto de sala de aula e uma apresentação recorrendo à aplicação Sway, que recorda a visita de estudo que permitiu in loco aprofundar conhecimentos. 

    

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Projeto AFC – Turmas: 9ºA, 9ºB e 9ºC 

Ano Letivo 2022/2023 

 

Os alunos de 9º ano foram desafiados a realizar um trabalho interdisciplinar dedicado à vida e obra de Eça de Queirós e acerca do período histórico do Holocausto. Hoje apresentamos em vídeo o roteiro digital que foi realizado com recurso à plataforma Google Earth:

  -->  https://earth.google.com/earth/d/1zJGqzf5xutD4S0HqJr-kMyTbyfnj3t08?usp=sharing


 

Integrado nos planos de ação do Eco-escolas e do PES, decorreu no passado dia 1 de junho na escola sede do agrupamento o Workshop “Aprender com o Nutricionista – Alimentação saudável sem desperdício”.

Marcaram esta atividade três momentos distintos. Tendo-se iniciado com a realização de uma palestra conduzida pelo nutricionista Dr. David Pinto, o qual fez referência à importância dos vários alimentos para uma alimentação saudável, dando especial ênfase ao pequeno-almoço, por vezes menosprezado pela maioria dos presentes.

De seguida, num exercício sensorial, lúdico e divertido, procedeu-se a uma prova cega de alimentos, na qual, os participantes de olhos vendados tentavam adivinhar os alimentos que lhes eram dados a degustar.

Por fim, num momento muito apreciado, foi proporcionado por uma equipa de professoras e assistentes operacionais um lanche convívio, apelativo a uma alimentação saudável, constituído por frutas diversas, panquecas e sumos naturais, os quais face à grande diversidade transformaram as mesas numa paleta de cor e intensa de sabor.

Auscultados os participantes, os mesmos manifestaram grande interesse e entusiasmo pela conjugação de sabores experienciados, não tendo restado qualquer sobra ou desperdício.

Reconhecido por todos o sucesso da atividade, importa salientar os contributos manifestados pela Direção da escola, um agradecimento muito especial às professoras e assistentes operacionais envolvidos, não esquecendo o apoio do Município, que na pessoa do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Manuel Cordeiro, não se poupou a esforços, realizando as diligências necessárias, proporcionando todos recursos para a boa realização do projeto.

 

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“Na literatura portuguesa, Fernão Lopes é um dos mais fecundos e poderosos criadores de caracteres. Dele se alimentaram poetas, romancistas e dramaturgos dos séculos seguintes, como o teatro grego se alimentou das criações homéricas.”

(António José Saraiva, Fernão Lopes)

Ao longo do presente ano letivo, os alunos de 10ºA, tiveram a oportunidade de realizar um trabalho de Autonomia e Flexibilidade Curricular, com a contribuição de diferentes áreas curriculares, dedicado essencialmente à Crónica de D. João I, escrita por Fernão Lopes. Este é hoje considerado o “pai” da historiografia portuguesa, devido à sua narrativa ordenada diacronicamente; à estrutura e apresentação intensa e complexa; ao registo de informação a partir de fontes documentais: “velhas scrituras, desvairados autores”; ao confronto de fontes documentais: “púbricas escrituras de muitos cartarios, de volumes de livros, de desvairadas linguageẽs”; e ainda, ao registo da “clara certidom da verdade, verdade sem outra mestura, simprez verdade”.

Após um trabalho interdisciplinar, a leitura de alguns dos principais capítulos da obra, um trabalho de pesquisa em grupo e tratamento de dados/informação, divulgamos, agora, o trabalho final à comunidade educativa.

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